Da “repescagem” ao prêmio máximo. Mindify é reconhecida na Hospitalar.

 Da “repescagem” ao prêmio máximo. Mindify é reconhecida na Hospitalar.

Mindify recebe prêmios do BioInnovation Challenge e do Desafio Sebrae Like a Doctor na Feira Hospitalar de 2019.

Resiliência, se pudéssemos resumir a uma palavra o que é empreender na Saúde seria resiliência e ela é primordial em competições de startups.

Competições são uma forma barata e de alto impacto para promover startups, mas conseguir acesso às melhores não é nada fácil. Elas são organizadas por empresas de renome, têm rigorosos processos seletivos e contam com pessoas gabaritadas nas bancas de avaliação. Contudo, só o fato de uma startup ser avaliada por renomados e bem relacionados jurados gera “awareness” sobre a problemática e sobre a solução proposta e pode trazer grandes negócios com a própria banca de avaliação, nós na Mindify já geramos vários assim! Outro ponto positivo são os feedback, eles realmente ajudam e deveriam ser OBRIGATÓRIOS como forma de reconhecimento e de incentivo ao empreendedorismo.

Competições de startups que valem a pena são aquelas que dão feedback até para os que perderam; eles realmente ajudam e motivam a startup continuar pelo caminho certo.

A Feira Hospitalar é maior da América Latina e congrega produtos e serviços para a Saúde. É uma imensa oportunidade para todas as empresas e também para as startups. O problema é que o custo para as startups, em fase inicial de vendas, pode ficar alto e muitas vezes elas não têm maturidade para sozinhas estabelecerem e executarem uma estratégia capaz de gerar resultados de curto prazo.

Atentos a essa demanda de startups órfãs na Feira Hospitalar o SEBRAE organizou o Desafio Sebrae Like a Doctor, uma versão para Saúde do tradicional Desafio Sebrae Like a Boss. Startups de todo o Brasil foram estimuladas a se inscreverem para que 18 fossem escolhidas para se apresentarem durante o evento para uma banca de especialistas e para os visitantes da feira. A Mindify viu a oportunidade e se inscreveu, mas no dia 25 de abril de 2019 recebemos a notícia: NÃO FOMOS SELECIONADOS. ;-(

Naquela melancolia de quem recebe uma notícia ruim, li o parecer que dizia que somente havia sido selecionadas as startups cujo modelo de negócio mais se aproximaram do público presente no evento e dos desafios previamente levantados com este público.

Por um segundo lamentei e discordei da não seleção, mas na sequência comecei a procurar uma alternativa e achei o BioInnovation Challenge, outra competição de startups que também ocorreria na Feira Hospitalar. Com um propósito ainda mais claro ele tinha o objetivo de estimular a conexão de startups que oferecem soluções inovadoras em Saúde com empresas já estabelecidas no segmento. Essa proposta de valor era exatamente a que buscávamos e fomos com tudo, nos inscrevemos no dia 29 de abril e poucos dias depois formos selecionados para ir à Feira Hospitalar participar do BioInnovation Challenge!

O BioInnovation Challenge foi fantástico. Havia uma ótima infraestrutura e eles promoveram o matchmaking (reuniões de negócios) da Mindify com pessoas de várias grandes empresas e em razão dessas reuniões tivemos várias oportunidades de negócio. Podemos afirmar que a proposta de valor do desafio foi validada com louvor!

Além do matchmaking houve um processo seletivo para escolher as melhores startups do BioInnovation Challenge e a Mindify foi uma das 3 selecionadas na trilha “Soluções tecnológicas utilizando Inteligência Artificial e Big Data”! Recebemos o troféu pelas mãos do Leopoldo Lima, Gerente de Inovação da Eretz.bio do Hospital Albert Einstein.

Logo depois de receber o prêmio do BioInnovation Challenge fui informado que essa premiação nos daria o direito de também concorrer no Desafio Sebrae Like a Doctor. Sim, o desafio no qual tínhamos sido desclassificados. Eu teira então a chance de reverter a desclassificação inicial, deu frio na barriga mas fui em frente.

Minha participação foi no segundo dia do Desafio Sebrae Like a Doctor que teve a temática “Soluções tecnológicas utilizando Inteligência Artificial e Big Data” no qual 9 startups selecionadas pelo SEBRAE competiram com as 3 melhores vindas do do BioInnovation Challenge, incluindo a Mindify. Foram apresentações curtas para uma banca composta por investidores, aceleradoras e grandes empresas da Saúde que decidiram dar o primeiro lugar para a Mindify! Sim, revertemos a situação e vencemos o desafio no qual tínhamos sido desclassificados!

Resiliência, não é fácil ter, mas dá resultados. Começamos com uma desqualificação, mas não desistimos e ao final saímos da Feira Hospitalar com 2 prêmios e grandes negócios.

Agradecemos a Feira Hospitalar, ao SEBRAE e ao BiotechTown / ANBIOTEC pela organização dos prêmios e reiteramos que os resultados foram fantásticos.

Que venham os próximos desafios! \o/

A Anbiotec Brasil e o Biotechtown, com o apoio da Feira Hospitalar e do SEBRAE, trouxeram para a Feira o BioInnovation Challenge, um desafio que teve como objetivo gerar conexões entre empresas âncora do setor com tecnologias e soluções inovadoras de startups de Biotecnologia e Ciências da Vida.

Veja como foi o desafio no vídeo —>

//www.youtube.com/embed/Yz2Y_gF4pwA

Fonte: Artigo de André Ramos publicado no LinkedIN Pulse disponível em https://www.linkedin.com/pulse/da-repescagem-ao-pr%C3%AAmio-m%C3%A1ximo-mindify-%C3%A9-premiada-na-hospitalar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *