Mindify valida inovações na Alemanha e Holanda
Mindify valida inovações em missão na Alemanha e Holanda buscando expansão internacional.
Itamaraty e APEX Brasil organizam missão para a Medica, a maior feira de negócios da Saúde mundial, que ocorreu na cidade de Düsseldorf na Alemanha de 14 a 17 de novembro de 2022. A missão também previa visitas de negócios em quatro cidades diferentes em vários hubs de inovação para a Saúde.
A participação da Mindify nesta missão foi decorrente de um rigoroso processo seletivo onde o Itamaraty e a APEX Brasil buscaram as mais relevantes inovações brasileiras para a Saúde. Formou-se então uma delegação composta pela Mindify, especializada na automação de linhas de cuidado, e por mais quatro outras empresas que atuam em outras linhas de negócios: a Analytix (análise de dados), a SleepUp (terapia do sono), Portal Telemedicina (telemedicina com IA) e a Fix It (talas de imobilização feitas em impressoras 3D).
A missão começou na feira Medica onde a equipe da Mindify participou com stand próprio e falou com médicos, empresários e estudantes de todo o mundo. A empresa recebeu visitas de alemães, ingleses, holandeses, portugueses, colombianos, brasileiros, dentre outros.
A heterogeneidade das visitas foi riquíssima para a Mindify que recebeu valiosos feedbacks reforçando seu entendimento sobre o nível de ineditismo e relevância da sua solução. Mesmo representantes dos países com os melhores sistemas de Saúde reconheceram a necessidade e as dificuldades de se adotar o cuidado coordenado em larga escala, eles foram unânimes no entendimento de que somente por meio do cuidado coordenado é possível efetuar uma gestão de custos e de qualidade aderente às atuais necessidades da Saúde global.
Na feira, André Ramos, CEO da Mindify, também fez uma apresentação no palco do Connected Healthcare Forum, espaço destinado à promoção das inovações para a Saúde de empresas de todos os portes. Além da Mindify, Hauwai, GE Healthcare e várias outras empresas apresentaram suas inovações.
André comenta que “apesar do inglês enferrujado a apresentação foi um sucesso. Depois dela vários dos presentes foram ao stand em busca de soluções para seus desafios de aplicação de cuidado coordenado e conheceram alguns dos casos de sucesso da Mindify nesta temática, desde pequenas operações de outras startups a até em operações de multinacionais”.
Depois de finalizada a feira Medica, a delegação foi à cidade de Colônia para conhecer o ecossistema da Renânia do Norte-Vestfália, a região de maior desenvolvimento econômico da Alemanha.
Fomos recebidos pelo BAG Business Center e pelo KölnBusiness-Economic Development Agency, entidades privada e pública, respectivamente, especializadas na facilitação de negócios com as empresas Alemãs e em especial da cidade de Colônia.
Nesta ocasião vimos várias oportunidades de aplicação da Mindify, aplicações que reforçaram o que a empresa já tinha levantado da Medica. Ficou claro que o mercado alemão tem muitas oportunidades que podem ser atendidas pela Mindify depois de pequenas alterações na atual solução.
Depois do final de semana, foi a hora de conhecer a Holanda. Primeiro fomos à cidade de Roterdã, no Innovation Quarter, para conhecer as particularidades da Saúde local, assim como as demandas por inovação, que surpreendente são muitas!
A Saúde holandesa é reconhecida como sendo uma das melhores do mundo e é uma das mais abertas à inovação, ainda assim há muitas oportunidades de inovação. Tanto é que um grupo de investidores locais fez questão de falar com a delegação e citou que a Mindify, mesmo antes da nossa visita, já estava mapeada por eles dentre as startups mais promissoras do mercado.
“Foi uma surpresa sabermos que o trabalho da Mindify já está sendo reconhecido no mercado Europeu, isso nos deu ainda mais ânimo para continuar inovando pensando para além do mercado brasileiro”, diz André.
Depois, visitamos a cidade de Leiden para falar com pesquisadores de inovação em Saúde da National eHealth Living Lab (NeLL) e com o centro de pesquisa privado TNO. Ambos os institutos recebem investimentos constantes, têm uma equipe altamente capacidade e por isso acumulam uma imensa quantidade de resultados em inovação que se revertem para os Holandeses na forma de royalties e impostos. A título de exemplo, somente o TNO tem mais de 3,4 profissionais atuando em pesquisas em vários setores, sendo a Saúde um dos principais.
Outro ponto de destaque da visita foi a receptividade dos holandeses para praticar inovação aberta, assim a Mindify se colocou à disposição e já começou tratativas em busca de parcerias. Outro ponto de destaque é que ficou claro que o mercado holandês é bem diferente do alemão, mas ainda assim a Mindify é aderente ao mercado holandês com pequenas modificações.
A missão terminou em Amsterdã – Holanda, onde a equipe da Mindify conheceu seu distrito de inovação para a Saúde. Trata-se de um bairro inteiro direcionado à inovação em Saúde, vocação que fez com que o valor os imóveis na região crescessem aproximadamente 15 vezes em 10 anos!
A região, antes ocupada por alguns poucos prédios de bancos, fica ao lado do Hospital de Amsterdã, um dos hospitais universitários de referência do país. Com a crise do setor bancário, os bancos deixaram a região e depois de vários anos de subutilização os prédios foram comprados e reformados por um empreendedor imobiliário privado. Neste processo esse investidor fez uma parceria com a Amsterdam Health & Technology Institute (AHTI), uma empresa privada de inovação em Saúde que recebeu a missão de fazer um projeto para atrair inovadores da Saúde para o bairro e então lhe dar uma nova vocação, deu certo! Hoje o bairro tem dezenas de prédios, todos focados em inovação em Saúde, ocupados por universidades, empresas públicas e privadas, além de moradias para estudantes e pesquisadores.
O sucesso imobiliário dessa ação reforça o quanto a inovação em Saúde pode agregar para toda a sociedade, melhora-se a saúde, a produtividade da população e ainda pode produzir grandes sucessos imobiliários dado ao volume de negócios capitaneado pelo ecossistema local de inovação.
Finalmente, como última parte da agenda houve um treinamento em negócios internacionais e uma seção de matchmaking promovida pela empresa uGlobally nas dependências da AHTI. Estavam presentes representantes de centros de pesquisas, empresas de consultoria e empresários locais interessados em fazer negócios com a delegação brasileira.
Missões como essa são fundamentais para o desenvolvimento econômico das empresas, assim como para o desenvolvimento global, afinal uma solução bem aplicada gera valor para o fornecedor e ainda mais valor para os seus usuários. Por isso, todas as cidades em que passamos tinham centros de atração de investimentos e de facilitação de negócios.
Depois de duas exaustivas semanas, a equipe da Mindify só tem a agradecer a todos os organizadores e aos colegas da delegação. O aprendizado foi incrível, e os resultados, sem dúvidas, serão muito mais do que recompensadores.
Leia também a entrevista da feira Medica com a Mindify no blog clicando aqui.
Dica