Mindify valida inovações na Alemanha e Holanda

 Mindify valida inovações na Alemanha e Holanda

Mindify valida inovações em missão na Alemanha e Holanda buscando expansão internacional.

Itamaraty e APEX Brasil organizam missão para a Medica, a maior feira de negócios da Saúde mundial, que ocorreu na cidade de Düsseldorf na Alemanha de 14 a 17 de novembro de 2022. A missão também previa visitas de negócios em quatro cidades diferentes em vários hubs de inovação para a Saúde.

Feira Medica em Düsseldorf

A participação da Mindify nesta missão foi decorrente de um rigoroso processo seletivo onde o Itamaraty e a APEX Brasil buscaram as mais relevantes inovações brasileiras para a Saúde. Formou-se então uma delegação composta pela Mindify, especializada na automação de linhas de cuidado, e por mais quatro outras empresas que atuam em outras linhas de negócios: a Analytix (análise de dados), a SleepUp (terapia do sono), Portal Telemedicina (telemedicina com IA) e a Fix It (talas de imobilização feitas em impressoras 3D).

A missão começou na feira Medica onde a equipe da Mindify participou com stand próprio e falou com médicos, empresários e estudantes de todo o mundo. A empresa recebeu visitas de alemães, ingleses, holandeses, portugueses, colombianos, brasileiros, dentre outros.

A heterogeneidade das visitas foi riquíssima para a Mindify que recebeu valiosos feedbacks reforçando seu entendimento sobre o nível de ineditismo e relevância da sua solução. Mesmo representantes dos países com os melhores sistemas de Saúde reconheceram a necessidade e as dificuldades de se adotar o cuidado coordenado em larga escala, eles foram unânimes no entendimento de que somente por meio do cuidado coordenado é possível efetuar uma gestão de custos e de qualidade aderente às atuais necessidades da Saúde global.

André Ramos (CEO) demonstra a Mindify na Medica 2022

Na feira, André Ramos, CEO da Mindify, também fez uma apresentação no palco do Connected Healthcare Forum, espaço destinado à promoção das inovações para a Saúde de empresas de todos os portes. Além da Mindify, Hauwai, GE Healthcare e várias outras empresas apresentaram suas inovações.

André comenta que “apesar do inglês enferrujado a apresentação foi um sucesso. Depois dela vários dos presentes foram ao stand em busca de soluções para seus desafios de aplicação de cuidado coordenado e conheceram alguns dos casos de sucesso da Mindify nesta temática, desde pequenas operações de outras startups a até em operações de multinacionais”.

Apresentação da Mindify no Connected Healthcare Forum da Medica 2022

Depois de finalizada a feira Medica, a delegação foi à cidade de Colônia para conhecer o ecossistema da Renânia do Norte-Vestfália, a região de maior desenvolvimento econômico da Alemanha.

Fomos recebidos pelo BAG Business Center e pelo KölnBusiness-Economic Development Agency, entidades privada e pública, respectivamente, especializadas na facilitação de negócios com as empresas Alemãs e em especial da cidade de Colônia.

Nesta ocasião vimos várias oportunidades de aplicação da Mindify, aplicações que reforçaram o que a empresa já tinha levantado da Medica. Ficou claro que o mercado alemão tem muitas oportunidades que podem ser atendidas pela Mindify depois de pequenas alterações na atual solução.

Delegação do Brasil junto à equipe do KölnBusiness-Economic Development Agency em Colônia

Depois do final de semana, foi a hora de conhecer a Holanda. Primeiro fomos à cidade de Roterdã, no Innovation Quarter, para conhecer as particularidades da Saúde local, assim como as demandas por inovação, que surpreendente são muitas!

A Saúde holandesa é reconhecida como sendo uma das melhores do mundo e é uma das mais abertas à inovação, ainda assim há muitas oportunidades de inovação. Tanto é que um grupo de investidores locais fez questão de falar com a delegação e citou que a Mindify, mesmo antes da nossa visita, já estava mapeada por eles dentre as startups mais promissoras do mercado.

“Foi uma surpresa sabermos que o trabalho da Mindify já está sendo reconhecido no mercado Europeu, isso nos deu ainda mais ânimo para continuar inovando pensando para além do mercado brasileiro”, diz André.

Delegação no Innovation Quarter em Roterdã

Depois, visitamos a cidade de Leiden para falar com pesquisadores de inovação em Saúde da National eHealth Living Lab (NeLL) e com o centro de pesquisa privado TNO. Ambos os institutos recebem investimentos constantes, têm uma equipe altamente capacidade e por isso acumulam uma imensa quantidade de resultados em inovação que se revertem para os Holandeses na forma de royalties e impostos. A título de exemplo, somente o TNO tem mais de 3,4 profissionais atuando em pesquisas em vários setores, sendo a Saúde um dos principais.

Outro ponto de destaque da visita foi a receptividade dos holandeses para praticar inovação aberta, assim a Mindify se colocou à disposição e já começou tratativas em busca de parcerias. Outro ponto de destaque é que ficou claro que o mercado holandês é bem diferente do alemão, mas ainda assim a Mindify é aderente ao mercado holandês com pequenas modificações.

Delegação chegando em Laiden para visitar NeLL e TNO

A missão terminou em Amsterdã – Holanda, onde a equipe da Mindify conheceu seu distrito de inovação para a Saúde. Trata-se de um bairro inteiro direcionado à inovação em Saúde, vocação que fez com que o valor os imóveis na região crescessem aproximadamente 15 vezes em 10 anos!

A região, antes ocupada por alguns poucos prédios de bancos, fica ao lado do Hospital de Amsterdã, um dos hospitais universitários de referência do país. Com a crise do setor bancário, os bancos deixaram a região e depois de vários anos de subutilização os prédios foram comprados e reformados por um empreendedor imobiliário privado. Neste processo esse investidor fez uma parceria com a Amsterdam Health & Technology Institute (AHTI), uma empresa privada de inovação em Saúde que recebeu a missão de fazer um projeto para atrair inovadores da Saúde para o bairro e então lhe dar uma nova vocação, deu certo! Hoje o bairro tem dezenas de prédios, todos focados em inovação em Saúde, ocupados por universidades, empresas públicas e privadas, além de moradias para estudantes e pesquisadores.

O sucesso imobiliário dessa ação reforça o quanto a inovação em Saúde pode agregar para toda a sociedade, melhora-se a saúde, a produtividade da população e ainda pode produzir grandes sucessos imobiliários dado ao volume de negócios capitaneado pelo ecossistema local de inovação.

Delegação brasileira no distrito de inovação em Saúde de Amsterdã

Finalmente, como última parte da agenda houve um treinamento em negócios internacionais e uma seção de matchmaking promovida pela empresa uGlobally nas dependências da AHTI. Estavam presentes representantes de centros de pesquisas, empresas de consultoria e empresários locais interessados em fazer negócios com a delegação brasileira.

Palestra sobre negócios internacionais com a uGlobally na AHTI

Missões como essa são fundamentais para o desenvolvimento econômico das empresas, assim como para o desenvolvimento global, afinal uma solução bem aplicada gera valor para o fornecedor e ainda mais valor para os seus usuários. Por isso, todas as cidades em que passamos tinham centros de atração de investimentos e de facilitação de negócios.

Depois de duas exaustivas semanas, a equipe da Mindify só tem a agradecer a todos os organizadores e aos colegas da delegação. O aprendizado foi incrível, e os resultados, sem dúvidas, serão muito mais do que recompensadores.

Leia também a entrevista da feira Medica com a Mindify no blog clicando aqui.

Dica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *